Revista Espaço Saúde

Melhores e Piores Alimentos para Acne

Melhores e Piores Alimentos para Acne

Os Melhores e Piores Alimentos para Acne

Alimentação e Acne

A alimentação por si só não causa acne – nem a previne. Seus genes, estilo de vida e o que você come desempenham um papel na condição. Alguns alimentos podem piorar a acne, enquanto outros ajudam a manter a pele saudável. Os cientistas ainda precisam fazer mais pesquisas para entender como alimentos específicos realmente afetam a acne. No entanto, eles já investigaram alguns possíveis desencadeadores.

Leite

Quanto mais leite você bebe, mais provável é que você tenha acne – especialmente se for leite desnatado. Os cientistas ainda estão tentando descobrir o porquê, mas pode ser devido aos hormônios que as vacas produzem quando estão grávidas, que acabam em seu leite. Pessoas que têm níveis mais altos desses hormônios no sangue tendem a ter mais acne.

Açúcar e Alguns Carboidratos

Você tem mais chances de ter acne se sua dieta for rica em alimentos e bebidas como refrigerante, pão branco, arroz branco e bolo. O açúcar e os carboidratos nesses alimentos tendem a entrar rapidamente na corrente sanguínea, sendo classificados como alimentos de alto índice glicêmico. Quando seu corpo produz mais insulina para reduzir o açúcar no sangue, isso afeta outros hormônios que podem aumentar a produção de óleo na pele.

Chocolate

Alguns pequenos estudos mostram que pessoas que comem mais chocolate têm maior probabilidade de ter espinhas. Mas não está claro o porquê. O ingrediente principal, o cacau, não parece ser o motivo. Em um estudo, pessoas que comeram chocolate com 10 vezes mais cacau não tinham mais espinhas do que aquelas que comeram chocolate comum. O chocolate amargo, com menos açúcar e leite, pode ser uma escolha melhor se você está tentando controlar a acne.

Alimentos Ricos em Fibras

Pessoas que consomem muita fibra podem ver sua acne melhorar. Mas os médicos não sabem a razão exata. Eles sabem que dietas ricas em fibras podem ajudar a controlar o açúcar no sangue, o que é melhor para manter a acne afastada. Aveia, feijões, maçãs e cenouras são maneiras fáceis de adicionar um pouco de fibra à sua dieta.

Salmão

Este peixe é rico em ácidos graxos ômega-3. Eles reduzem a inflamação no corpo, o que pode ajudar a manter a acne afastada. Eles também ajudam a reduzir a quantidade de uma proteína que o corpo produz, chamada IGF-1, que está ligada à acne.

Nozes

Pessoas com acne muitas vezes têm baixos níveis de antioxidantes, como vitamina E e selênio, que são abundantes em amêndoas, amendoins e castanhas do Brasil. Esses nutrientes protegem as células de danos e infecções. Não há prova clara de que os antioxidantes eliminem a acne, mas são bons para o corpo de outras maneiras. Então, não há mal em adicioná-los à sua dieta. Apenas não exagere: cerca de 24 amêndoas ou três ou quatro castanhas do Brasil são suficientes.

Ostras

Elas são ricas em zinco, um nutriente importante para a pele. Entre outras coisas, o zinco pode ajudar a matar bactérias que causam certos tipos de acne. Também parece ajudar o corpo a parar de produzir substâncias químicas que podem causar inflamação – algo também relacionado à acne. Muito zinco pode causar problemas de saúde, no entanto. Adultos não devem ingerir mais de 40 miligramas por dia.

Algas Marinhas

Seja em um sushi, em uma salada ou como um lanche salgado, as algas marinhas são uma ótima fonte de iodo, que sua glândula tireoide precisa para funcionar corretamente. Mas muito iodo de uma vez pode causar acne. A maioria dos adultos precisa de 150 microgramas por dia, embora mulheres grávidas e amamentando precisem de mais. Se você comer uma dieta equilibrada, é difícil ingerir iodo em excesso. Além das algas marinhas, você pode obter iodo de alimentos como peixes, produtos lácteos e sal iodado.

E os Alimentos Gordurosos?

É um mito comum, mas comer alimentos gordurosos não causa acne nem a piora. No entanto, se você passa muito tempo cozinhando com óleo, pode notar mais problemas com a pele. Isso porque o óleo de uma fritadeira ou outra fonte pode grudar e obstruir os folículos capilares.

Quando Procurar um Médico

Geralmente é fácil gerenciar a acne em casa, mas alguns casos são mais graves. Se você não notar diferença com cuidados cuidadosos com a pele, mudanças na dieta e tratamentos de venda livre, você deve conversar com seu médico. Eles podem encaminhá-lo a um dermatologista. O tratamento precoce pode ajudar na sua confiança e prevenir cicatrizes.

  • acne: Guia completo sobre acne e suas causas.
  • índice glicêmico: Como o índice glicêmico afeta a sua saúde.
  • antioxidantes: Benefícios dos antioxidantes para a pele.
  • zinco: Importância do zinco para a saúde da pele.
  • iodo: Alimentos ricos em iodo e seus benefícios.
  • dermatologista: Quando procurar um dermatologista e como ele pode ajudar.

Em alta